maio 30, 2018

Algumas Matérias publicadas on-line

A partir de algumas experiências profissionais na área de jornalismo, compartilho com vocês um passo a passo para escrever uma matéria jornalística. 

Escolha a pauta

Decidir qual o tema da sua matéria é uma das dificuldades mais recorrentes no processo de escrita. Um ótimo recurso é se informar por diversos veículos e se manter atento as coisas que estão ao seu redor. Se o assunto for de uma área especifica, acessar sites referência na área pode ajudar para se ter uma ideia do que pode ser interessante e mais relevante para o público que acompanha o seu canal de comunicação. 

Estabeleça contato

A pauta está definida e agora é preciso entrar em contato com as pessoas que são responsáveis por estudar ou produzir tais informações. Não importa o meio. Chamada por telefone, mensagem no WhatsApp, redigir e-mail ou até tentar contato pelo Facebook. O importante é se apresentar, esclarecer o motivo de contato e perguntar sobre o interesse e a disponibilidade para eventuais entrevistas e esclarecimento de dúvidas.


Colete informações

Em paralelo aos itens anteriores, ter uma pasta no computador ou ir anotando num bloco de notas todas as informações relevantes é importante para enriquecer e dá qualidade ao texto que você está produzindo. Nesse momento avalie se as informações encontradas são relevantes para o seu canal de comunicação. Durante a apuração, tenha certeza de que as informações são de fontes seguras. Se for fazer entrevista, peça autorização para gravar a fala do entrevistado para evitar futuras complicações. Assegure que tudo o que o entrevistado disser será posto sem alterações. Em caso da impossibilidade de entrevistas pessoais, avalie uma conversa via WhatsApp ou por e-mail.

Redija seu texto

O texto jornalístico segue a ordem de acordo com a importância das informações. O que for mais importante deve estar no começo do texto. Isso ocorre para evitar que as pessoas larguem o texto antes de tomar conhecimento das informações essenciais. Os jornalistas são grandes tradutores de quaisquer tipos de conteúdo. O produto final deve ser um texto simples e coloquial, compreensível a todos. Um texto escrito utilizando esta lógica será construído com uma estrutura de quatro partes: título, lide e corpo do texto e informações adicionais. 
O título (1) é o ponto principal para atrair o leitor. Um título forte deve sintetizar e ressaltar o que há mais de importante no texto, fazendo com que o leitor abra o texto quase que de maneira instantânea. O lide (2) é o ponto onde você irá apresentar as informações mais importantes, o primeiro parágrafo. Nele você pode responder às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Essas respostas deverão ser objetivas, assim o leitor terá uma percepção rápida do que encontrará no resto do texto. No corpo do texto (3) estão os conteúdo menos importante, a complementação do que foi colocado no lide, criando todo o contexto. Respondendo às perguntas: Como? Por quê? Nos últimos itens podem ser informações secundárias, como em casos de matérias de serviço que adicionam informações sobe local, preço e horário.

Abaixo segue uma lista de matérias publicadas na Agência de Notícias da UFPE* assinadas por mim, veja alguns modelos:

Publicada em Agosto/2016. Acesse>>
Copa do Mundo deixa discursos antagônicos como legado

Publicada em Outubro /2016. Acesse>>
Nova concepção de educação integral auxiliaria na melhora das práticas escolares

Publicada em Novembro/2016. Acesse>>
História e expressões indígenas têm pouco espaço no currículo escolar

Publicada em Dezembro/2016. Acesse>>
Relações entre educação, pobreza e crescimento econômico diferem nas regiões do Brasil

Publicada em Fevereiro/2017. Acesse>>
Simular movimentos associado à fisioterapia motora melhora mobilidade de pacientes com Parkinson

Publicada em Abril/2017. Acesse>>
Tamanho e condição socioeconômica das famílias influenciam no estado nutricional do adolescente

Publicada em Maio/2017. Acesse>>
Fenômeno da TV social, novo modo de assistir, é tendência mundial

Publicada em Junho/2017. Acesse>>
Jogo digital ajuda a promover saúde sexual e prevenir gravidez indesejada na adolescência

Publicada em Setembro/2017. Acesse>>
Telhado Verde diminui efeitos das ilhas de calor em Caruaru

Publicada em Novembro/2017. Acesse>>
Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica indicam melhorias na qualidade de vida

Publicada em Janeiro/2018. Acesse>>
Medo de dentista repercute na autoimagem e qualidade de vida dos pacientes


*As publicações do Boletim de Pesquisa da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são divulgadas semanalmente. Toda a produção de conhecimento desenvolvida a partir das pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica da UFPE  são temas das matérias. Os assuntos publicados pelo boletim semanal pautam jornais e canais de comunicação em níveis regional e nacional. O boletim é uma das pontes entre a academia e a sociedade em geral. Por este portal, a população toma conhecimento dos estudos que estão sendo desenvolvidos na universidade. 

Oi, tudo bom? Se você chegou aqui realmente deve estar interessado no meu trabalho. Espero que eu tenha alcançado as suas expectativas ou quase lá. Esse aqui foi mais um trabalho feito com todo o amor e dedicação. Espero que assim como eu, você tenha aprendido algo. Vamos conversas nas redes sociais?

0 comentários:

Postar um comentário

O que você pensou a respeito desta publicação?

Tem interesse de trabalhar comigo?

Contato
Fabson Gabriel
+55 81 98523 8538
Recife, PE - Brasil